Amarelo, para ativar sua inteligência; verde, para acalmá-los; azul, para reforçar sua personalidade... Cada cor que você usa para decorar o quarto de seu filho tem repercussões em seu humor e comportamento.
Nós fazemos terapia de cores para decorar o quarto deles!
Se você já se perguntou como as cores afetam o comportamento de seu filho, este tópico é de seu interesse. É tudo uma questão de terapia de cores. Se você sabe o que está envolvido no uso de cada tom para decorar o quarto das crianças, você saberá qual é o mais recomendado para o seu pequeno, conforme o caso.
A psicologia desenvolveu inúmeros estudos sobre o uso das cores (psicologia das cores) e como elas afetam as crianças e é fácil aplicar as teorias na decoração do quarto das crianças.
A mais neutra e pura: a cor branca
É sempre um favorito para ser usado como base. Ela simboliza pureza, harmonia, limpeza. Mas está também associado à infância e à calma. Um quarto infantil decorado em tons brancos e neutros muito suaves, aqueles que estão mais próximos do branco, transmitirá paz. É por isso que é ideal para decorar o quarto de um bebê.
A tranquilidade da cor azul
Calma e tranquilidade. Os quartos das crianças decorados em azul são refrescantes e ajudam a criar uma sensação de calma. Tons escuros de azul podem causar tristeza, portanto você deve usá-lo para decorar, combinado com outras cores mais animadas e cheias de luz. Favorece a paciência, a gentileza e a serenidade.
A conexão com a natureza: verde
É considerada a cor mais relaxante da roda cromática, a que mais favorece o repouso à vista. Ela transmite natureza, frescor e esperança. Na terapia da cor, o verde é usado para fortalecer o sistema imunológico. É uma das cores mais usadas em ambientes de aprendizagem porque promove a calma e a concentração. Tem um efeito sedativo, por isso você pode experimentá-lo se seu filho tiver dificuldade em relaxar e adormecer. Agitação e raiva em casa? Pode ser apenas a cor para o quarto de uma criança.
A energia do amarelo
É uma cor quente e embora tenha versões diferentes (mostarda ou limão, por exemplo) está associada à felicidade e à energia. Precisamente os tons vibrantes estimulam, portanto, para o quarto do bebê deve ser usado com cuidado, assim como nas áreas de descanso, pois não promove relaxamento. Se você usá-los, faça-o em versões de baunilha ou em pequenos acessórios e complementos de decoração, mas não em grandes superfícies.
Entretanto, nos quartos de crianças e jovens é um tom apropriado para a área de trabalho e estudo porque, segundo estudos, favorece a inteligência e promove a concentração e pensamentos positivos.
A força do vermelho
É a cor que está associada ao amor e à paixão, mas também à força do fogo. É muito intensa para o quarto de um bebê, embora em pequenos acessórios e combinada com o branco - que equilibra seu peso - ela pode ser usada nos quartos das crianças. Entretanto, tenha em mente que é outra dessas cores estimulantes e que atrai muita atenção. Ao mesmo tempo, também é energizante. É uma cor que acelera a respiração, por isso é útil quando se quer ter seu pequeno em movimento e ativo. Para as crianças mais tímidas, ela pode ajudá-las a "pular".
O surpreendente violeta ou roxo
É calmante e melhora a memória. Muitos especialistas concordam que ela também promove a criatividade, por isso é perfeita para as áreas de trabalho no quarto das crianças ou no canto da leitura e das brincadeiras. Ajuda a mitigar fobias e medos, assim como a ansiedade.
A face da felicidade: a cor rosa
Ver a vida em rosa faz muito sentido porque esta cor transmite felicidade e sensibilidade em tons suaves porque os pinks mais intensos são enérgicos. Ela está associada à fantasia.
Laranja e a sensação de conforto
É uma cor quente como o vermelho e o amarelo, muito próxima da roda de cor, mas o laranja transmite conforto e resulta em quartos tranquilos para crianças. É uma cor que estimula a conversa, a segurança e a confiança. Ela também estimula o movimento.
Cinza, harmonia e neutralidade
É verdade que na decoração dos quartos das crianças os cinzas mais utilizados são os macios. Os mais intensos são geralmente reservados aos quartos dos jovens. Seu efeito é contemporâneo e muito neutro, por isso é bom usá-lo como base e combiná-lo com toques de outras cores. Para muitos, promove a introspecção e a intuição. Também é conveniente combiná-lo com outras cores.
A cor proibida: preto
O preto é talvez a cor menos usada nos quartos das crianças porque está associada ao medo e à escuridão. É sombrio se for abusado. Na terapia da cor ou cromoterapia, diz-se que ela aumenta a agressividade. Mas como tudo mais, apenas algumas notas em uma parede branca ou em detalhes como alças, bengaleiros ou mini adesivos são permitidos.
Leia também: 3 DICAS DE DECORAÇÃO ECOLOGICAMENTE CORRETA E SUSTENTÁVEL PARA OS QUARTOS DAS CRIANÇAS
O poder das cores (além de decorar)
As cores decoram, mas também podem acalmar, inspirar, excitar ou alterar nossas percepções. Elas são terapêuticas e seu uso envolve muito mais do que o meramente estético (já vimos isso!).
Em geral, ao usá-las, tenha em mente que os tons fortes superexcitam as crianças e os suaves relaxam. Mas você também pode combiná-los e brincar com os efeitos, dependendo se você os usa em uma ou outra sala.
0 comentário
Postar um comentário