12 dicas para a criação de crianças mais confiantes e seguras

Como construir a auto-estima das crianças e ajudá-las a sentir que podem lidar com o que quer que lhes venha à cabeça.


Continue lendo para saber as dicas para a criação de crianças mais confiantes e seguras. 

A partir do momento em que nascem, as crianças aprendem novas habilidades a uma velocidade vertiginosa. E junto com essas novas habilidades, elas também ganham a confiança para usá-las. 

À medida que as crianças envelhecem, essa confiança pode ser tão importante quanto as próprias habilidades. Para progredir, as crianças precisam ter confiança em suas próprias habilidades e, ao mesmo tempo, precisam saber que podem lidar com a situação no caso de não terem sucesso em algo. Quando as crianças experimentam que são boas em alguma coisa e podem se recuperar do fracasso, elas desenvolvem uma autoconfiança saudável. 

Aqui estão 12 maneiras de treinar as crianças para que se sintam capazes e tirem o máximo proveito de suas habilidades e talentos. 

1. Seja um exemplo de autoconfiança você mesmo - mesmo que você não sinta nada! Vê-lo abordar novas tarefas com otimismo e muita preparação é um grande exemplo para as crianças. Isso não significa que você deve fingir que é perfeito. Reconheça sua ansiedade, mas não se concentre nela - concentre-se nas coisas positivas que você está fazendo para se preparar. 

2. Não fique chateado com os erros. Ajude as crianças a ver que todos nós cometemos erros e que o importante é aprender com eles, e não ficar pensando neles. As pessoas confiantes não deixam que o medo do fracasso se interponha em seu caminho (não porque tenham certeza de que nunca falharão, mas porque sabem como dar passos em falso). 

3. Encoraje-os a tentar coisas novas. Em vez de concentrar toda sua energia naquilo em que já se destacam, é bom que as crianças se ramifiquem. Adquirir novas habilidades faz com que elas se sintam capazes e confiantes de que podem enfrentar qualquer coisa que venha ao seu encontro. 

4. Permitir que as crianças falhem. É natural querer proteger seu filho do fracasso, mas as crianças aprendem por tentativa e erro, e não alcançar um objetivo as ajuda a perceber que não é fatal. Também pode estimulá-las a se esforçarem mais, o que também as ajudará como adultos. 

5. Louve a perseverança. Aprender a não desistir na primeira frustração ou a não recuar após um revés é uma importante habilidade de vida. Confiança não é ser bem sucedido em tudo, o tempo todo, mas ser resiliente o suficiente para continuar tentando, e não ficar ansioso se você não conseguir ser o melhor. 

6. Ajude as crianças a encontrar sua paixão. Explorar seus próprios interesses pode ajudar as crianças a desenvolver um senso de identidade, o que é essencial para construir confiança. Naturalmente, ver seus talentos se expandindo também será um grande impulso para sua auto-estima. 


7. Estabelecer metas. Formular metas, grandes e pequenas, e alcançá-las faz com que as crianças se sintam fortes. Ajude seu filho a transformar seus desejos e sonhos em metas práticas, encorajando-o a fazer uma lista de coisas que ele gostaria de realizar. Depois, pratique a divisão das metas de longo prazo em objetivos realistas. Desta forma, você estará validando os interesses de seu filho e ajudando-o a aprender as habilidades necessárias para atingir seus objetivos ao longo da vida. 

8. Comemore o esforço. É ótimo elogiar as crianças por suas conquistas, mas também é importante deixá-las saber que você está orgulhoso de seus esforços, independentemente do resultado. É preciso trabalhar duro para desenvolver novas habilidades e os resultados nem sempre são imediatos. Deixe as crianças saberem que você valoriza o trabalho delas, sejam elas crianças pequenas construindo com blocos ou adolescentes ensinando-se a tocar o violão. 

9. Esperar sua cooperação. Elas podem reclamar, mas as crianças se sentem mais ligadas e valorizadas quando são solicitadas a fazer trabalhos adequados à idade, desde pegar brinquedos, lavar pratos, até pegar irmãos mais novos de uma data de brincadeira. As tarefas e atividades pós-escolares são ótimas, mas ser necessário para sua família é de valor inestimável. 

10. Abrace a imperfeição. Como adultos, sabemos que a perfeição é irrealista, e é importante que as crianças recebam essa mensagem o mais cedo possível. Ajude as crianças a verem que, seja na TV, em uma revista ou nos posts de mídia social de seus amigos, a ideia de que outros estão sempre felizes, bem sucedidos e perfeitamente vestidos é uma fantasia e destrutiva. Ao invés disso, lembre-os de que ser um pouco menos que perfeito é humano e que não há nada de errado nisso. 

11. Prepare-os para o sucesso. Os desafios são bons para as crianças, mas elas também devem ter oportunidades onde possam ter certeza de que serão bem sucedidas. Ajude seu filho a se engajar em atividades que os façam sentir confortáveis e confiantes o suficiente para enfrentar um desafio maior. 

12. Mostre seu amor. Deixe seu filho saber que você o ama, não importa o que aconteça: se ele ganha ou perde o grande jogo, se recebe boas ou más notas. Mesmo quando você estiver zangado com ele. Fazer com que seu filho saiba que você o acha grande (e não apenas quando ele faz grandes coisas) vai aumentar sua auto-estima, mesmo quando ele não se sente bem consigo mesmo. 

E ai, gostaram das dicas para a criação de crianças mais confiantes e seguras?

Comentem e compartilhe para mais pessoas.

Até a próxima!

0 comentário

Postar um comentário