Como criar um cantinho de leitura incrível no quarto dos pequenos?

Como criar um bom espaço de leitura para as crianças?


 

Veja como criar um canto de leitura para as crianças para que elas possam passar seu tempo lá confortavelmente e deixar sua imaginação correr solta. 

Um canto de leitura para crianças é um espaço de conforto, criatividade, reflexão e imaginação. Não é necessário ter móveis luxuosos, mas reunir os elementos necessários para convidar a criança a ler em silêncio para um bom momento. 

O importante é promover o hábito da leitura

A primeira coisa a fazer é nos perguntar: qual é a coisa mais importante que um canto de leitura para crianças deve ter, e dependendo dos elementos que consideramos básicos, a próxima coisa a fazer é avaliar o espaço disponível. 

Quanto ao orçamento, não devemos nos preocupar muito. Você descobrirá o porquê. 

Características de um cantinho de leitura especial para a criançada

Um bom canto de leitura para as crianças deve ter a iluminação apropriada. 

O ideal é colocá-la perto de uma fonte de luz natural (geralmente uma janela) e colocar uma lâmpada auxiliar com uma lâmpada que emita luz branca. Quanto à lâmpada principal na sala, pode ser uma lâmpada amarela, que é a mais comum. 

Agora, esta lâmpada deve ser colocada no lugar onde o leitor vai estar: em uma mesa, escrivaninha ou atrás de uma poltrona. 

O importante é que a lâmpada ilumine o livro de cima para que os olhos do leitor não fiquem tensos, especialmente à noite. Afinal, é a iluminação que permite que você desfrute da atividade. 

Os móveis 

Independentemente do tamanho do quarto, é essencial colocar uma estante de livros. Não há necessidade de preenchê-la completamente, especialmente se as crianças estão dando seus primeiros passos na leitura. Na verdade, recomenda-se deixá-la o mais livre possível para que o pequeno seja incentivado a acrescentar os livros de seu agrado. 

A estante pode ser uma peça de mobiliário separada ou uma série de prateleiras dispostas na parede. 

Vale a pena o esforço de tornar os móveis bonitos e criativos. 

A leitura



Quanto à seleção dos livros, recomendamos que você seja bem informado sobre as propostas mais adequadas de acordo com a idade. 

Além disso, não se apresse a comprar as últimas novidades: os bestsellers atuais não devem perfazer 90% ou 100% das leituras. 

Seja variado, procure uma edição infantil de um clássico, inclua livros ilustrados, histórias e romances de um gênero que desperte sua curiosidade. 

A importância da escrivaninha 

Acredite você ou não, mas um cantinho de leitura digno para os pequenos requer pelo menos uma pequena superfície firme para se apoiar. 

Uma mesa pequena e uma cadeira confortável serão suficientes. 

Lembremos que a leitura e a escrita são hábitos intimamente relacionados que merecem ser encorajados. 

Sobre a mesa, deve haver apenas um lápis, um caderno em branco e uma caixa de cores. Desta forma, se a criança quiser ler na mesa, pode colocá-los de lado, sem que eles atrapalhem. E se, por outro lado, ele quiser desenhar ou escrever, ele terá o que precisa à mão. 

O assento 

A última característica essencial de um bom canto de leitura para crianças é a cadeira ou poltrona. 

Antes de ser bonita, uma cadeira deve ser sempre confortável; ou seja, deve permitir que o pescoço e as costas sejam devidamente apoiados para que possam descansar enquanto lêem. 

Também tem que ser macia o suficiente para proporcionar conforto por períodos relativamente longos de tempo. E sim, podemos acrescentar uma almofada macia e um cobertor. 

As paredes 

As paredes devem ser decoradas? De preferência, não. A ideia é evitar que o canto se torne um acúmulo de acessórios. 

Lembre-se de deixar espaço para a mente vaguear e refletir livremente. A colocação de estímulos visuais demais aqui e ali só irá sobrecarregar a criança. Portanto, o melhor a fazer é evitar decorar as paredes o máximo possível. 

E quanto aos brinquedos? 

É preferível não colocar os brinquedos à vista em um canto de leitura infantil, pois eles podem facilmente distraí-los. 

Entretanto, você pode colocar uma pequena caixa ou um baú com brinquedos para que as crianças possam recriar o universo de sua leitura e se divertir. É claro que você pode sempre deixar um par de brinquedos do lado de fora, como decoração. Não vá a extremos. 

O espaço de leitura das crianças deve ser aconchegante. 

Acessórios chave para o conforto 

Puffs. 

Almofadas. 

Cobertores. 

Tapetes.  

Cantinho de leitura incrível: Check!

Em resumo, para que o canto de leitura das crianças pareça perfeito, o importante é aproveitar o espaço disponível. 

Não tenha pressa em decorar o espaço, verifique diferentes fontes para avaliar as opções e adaptá-las ao que você considera mais conveniente. 

Por outro lado, se seu filho tiver idade suficiente, não hesite em fazê-lo sentir-se parte da criação deste espaço; desta forma, você o incentivará a desfrutar dele desde o início. 

0 comentário

Postar um comentário