7 chaves e alguns truques para ensinar as crianças a vestirem-se sozinhas

Postado por:

À medida que envelhecem, uma das primeiras coisas que querem começar a fazer por conta própria é vestir-se para demonstrar a sua independência e autonomia. Geralmente, a partir dos três anos de idade, podem despir-se mas ainda precisam de ajuda para se vestirem, e aos cinco ou seis anos de idade são capazes de fazer tudo por conta própria. 

Cada criança tem o seu próprio ritmo de aprendizagem, pelo que não devemos apressá-los, mas há algumas coisas que os pais podem fazer para tornar a tarefa mais fácil e mais estimulante e divertida. Aqui estão 7 chaves para ajudar as crianças a vestirem-se sozinhas. 

1. Tornar a tarefa mais fácil 

Comprar roupa que seja fácil de vestir e tirar, evitando tanto quanto possível botões, bem como arcos ou mecanismos complicados, pelo menos até dominar a técnica. Escolher sapatos sem fechos de correr ou velcro até aprender a atar os atacadores, e começar com calças ou saias com cintura elástica para evitar fechos de correr e botões. 

2. Deixe-a praticar com bonecos e bichinhos

Vestir e despir bonecas é um óptimo treino para aprender. Há alguns animais de pelúcia com laços, cordões e botões especialmente criados para que as crianças possam praticar os diferentes mecanismos. 

Há também algumas cómodas Montessori que consistem em suportes de madeira com botões, fechos de correr, fechos de correr que são usados para praticar as habilidades de vestir necessárias. 

3. Transforme-o num jogo 

Invente canções, rimas, enigmas, faça-os imitá-lo e vestir-se ao mesmo tempo que você para que aprendam a ordem: primeiro as meias, depois a camisa, e assim por diante.... 

4. Use truques divertidos 

Há pequenos truques que as crianças adoram e motivam quando se trata de se vestirem. Por exemplo: 

Pedir-lhe que use T-shirts com fotografias na frente, para que possa identificá-lo mais facilmente. 

Pintar cada sola dos sapatos com meia parte de uma figura (um rosto, uma fruta, etc.) para que possam diferenciar a direita da esquerda. Colocando-os juntos, formará o quadro completo. 

5. Fazer rotinas 

Encontre uma altura do dia tranquila para começar a fazer isto, por exemplo, comece por vestir o pijama após a hora do banho. Associá-la a uma hora do dia irá ajudá-la a estabelecer uma melhor rotina. 

Se o vai fazer antes de ir para a escola, tente calcular o tempo previsto para que se possa vestir calmamente e sem stress. 

6. Deixe-o escolher a sua roupa 

Com aproximadamente dois anos de idade, as crianças começam a desenvolver os seus próprios gostos para certas cores ou texturas. Estão também a definir as suas próprias personalidades, e deixam-nos saber do que gostam e não gostam. Ao permitir-lhes escolher e ao apoiar as suas escolhas, mostramos-lhes que tomamos as suas decisões em consideração. 

Pode preparar um par de roupas para ele ou ela escolher ou dar-lhe variações sobre as combinações. 

7. Seja muito paciente 

Não os apressem. Deixe-o fazer as coisas no seu próprio tempo e à sua própria maneira. Ajude-o sozinho, se ele o pedir. Se ficar frustrado, acompanhe-o e incentive-o a tentar novamente. 

Ele não aprenderá da primeira vez, provavelmente cometerá mais do que uma vez ao apertar botões ou ao vestir-se do avesso. Não goze com ele ou ridicularize-o, ele certamente fará melhor na próxima vez. 

Lembre-se de que, como toda a aprendizagem, é uma questão de maturidade que depende de cada criança. 

Essas foram 7 chaves e alguns truques para ensinar as crianças a vestirem-se sozinhas. Conte ai, seu pequeno já se veste sozinho? Comente e compartilhe essas dicas com outras mamães e papais.

0 comentário

Postar um comentário