O método Montessori para decorar o quarto infantil

No post de hoje vamos falar sobre o método Montessori para decorar o quarto infantil. Continue com a gente...

O método Montessori contém elementos de aprendizagem que podem até ser aplicados na escolha de como decorar o quarto de seu filho. Este sistema é atualmente utilizado em creches e escolas para decorar e estimular a educação das crianças. 


Quando se trata de preparar e decorar o berçário para a chegada de um novo bebê, podemos ficar presos em um frenesi de compras frenético para decorações e acessórios. Entretanto, mesmo que nossa intenção seja conseguir o ambiente mais bonito e aconchegante para os pequenos, muitas vezes caímos em erros comuns. 

E é que não consideramos que o que consideramos conforto, talvez para a criança não seja na realidade. Portanto, queremos explicar algumas propostas do método Montessori para decorar o quarto do seu filho. Seguir estas diretrizes na escolha dos móveis e acessórios o ajudará a desenvolver a criatividade em um ambiente seguro e adaptado. 

Como é o método Montessori para decorar o quarto de uma criança? 

O método Montessori é conhecido como um modelo educacional alternativo com ótimos resultados de aprendizagem. Como cada criança tem habilidades diferentes uma das outras, a base para o método Montessori é na verdade a experimentação dessas habilidades. 

Uma das principais características do sistema é que ele prioriza que a criança possa realizar uma auto-exploração de seu ambiente. Isto requer um ambiente projetado para a criança, em vez de procurar o conforto do adulto. 

A exploração é um dos objetivos perseguidos por este sistema, e que melhor lugar para realizá-la do que o próprio quarto da criança. O quarto da criança se torna um lugar para aprender e descobrir. Com o método Montessori você pode alcançar todos estes objetivos ao decorar seu quarto. 

Como você pode implementar o método Montessori no quarto do seu pequeno? 


É muito comum ver os quartos das crianças que são adaptados às necessidades dos pais. Entretanto, decorar o quarto da criança inspirado no método Montessori envolve o seguinte: 

Espaço: O conceito é focado em um quarto espaçoso, limpo, bem iluminado e bem ventilado. 

Roupa de cama: É recomendado evitar barras comuns e berços fechados a partir dos 18 meses. O método Montessori favorece a existência de uma cama ao nível do solo. Isto protege a segurança de seu filho e permite que ele explore sem depender de ser pego para se movimentar. 

Paredes: Opte por cores que geram tranqüilidade, tais como cores quentes. Lembre-se de que seu quarto será o espaço pessoal da criança. As cores quentes nos convidam ao relaxamento e também ao descanso agradável. 

Móveis: Móveis como gavetas, cadeiras, quadros e prateleiras devem estar à altura da criança e não do adulto. Desta forma, ele se sentirá confortável com seu ambiente, pois terá as coisas à mão. 

Piso: Ele deve estar livre de obstáculos, para que ele possa se mover facilmente pela sala. Se possível, você pode optar por tapetes para a criança explorar as texturas. 

Brinquedos: É preferível que os brinquedos sejam feitos de materiais naturais, como madeira ou pano, em vez de plástico. Tenha em mente que brinquedos elaborados com sons e luzes acabam limitando a criatividade. 

Acessórios: Um espelho na altura da criança permite a observação pessoal e a descoberta de seu corpo. Você também pode colar imagens ilustradas da natureza, animais ou paisagens. Os porta-roupa devem ser colocados de tal forma que a própria criança possa pendurar suas roupas. 

Ordem: A ordem deve ser respeitada e encorajada, e um lugar deve ser reservado para tudo. Além disso, não é bom ter muitos elementos. 

O método Montessori para decorar o quarto infantil organiza os elementos decorativos de acordo com as necessidades da criança. 

7 vantagens de decorar o quarto das crianças com o método Montessori 


A decoração do quarto de uma criança usando o sistema Montessori tem as seguintes vantagens: 

  • A criança acaba se tornando mais autônoma e independente. 
  • Ele lhe dá liberdade e, portanto, lhe permite desenvolver sua criatividade. 
  • O aprendizado é mais rápido e se adapta facilmente a diferentes ambientes. 
  • Ele contribui para o desenvolvimento integral da criança. 
  • A criança é protagonista do seu próprio conhecimento e aprendizado. 
  • A criança pode aprender em seu próprio ritmo e direcionar seu aprendizado. 
  • A pedagogia Montessori vê a criança como um ser como um todo, em vez de uma criança indefesa. 

Vá em frente e dê ao seu filho um quarto ao estilo Montessori, pois além de todas as vantagens acima, ele também é mais econômico e funcional do que os quartos tradicionais. Além disso, você pode obter muitas variações de decoração se você fizer alguma pesquisa na web. Será certamente um dos maiores presentes que você pode dar ao seu pequeno. 

A Ludika produz camas lúdicas e temáticas para decorar o quarto das crianças e, acima de tudo, oferecer a independência e o desenvolvimento com base no método Montessori. Conheça clicando aqui.

0 comentário

Postar um comentário